terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SALVE, CAFÉ CARIOCA!‏

Santos, a cidade, metrópole santista, praias limpas de ondas poéticas, seus sotaques, seus encantos, sua orla verde, suas gentes, suas belezas lapidadas por todos os astros, sagrada por toda a natureza, obra divina esculpida por Deus, o único paraíso do Café Carioca. Ali, desde a década de 30, coladinho com o porto, de frente com a Praça Mauá, berço das grandes lutas. Café Carioca, que tantos projetos inspirou, tantos filhos planejou, milhares criou, tantas famílias consagrou, jamais perderá sua majestade. Café Carioca de tantas pátrias e bandeiras; cantinho dos intelectuais e anônimos, dos grandes movimentos de trabalhadores, projetos políticos, conversa de futebol, fuxico saudável, berço cultural, eternos romances, primeiros amores, (discussões futuristas) espaço democrático de todas as tendências. Café Carioca, anfitrião de esportistas, artistas e políticos consagrados, empresários, trabalhadores de diversas áreas, homens e mulheres do dia a dia, sem dsicriminações. Café Carioca e aroma que se rejuvenescem feito mágica, um casamento que jamais trairá sua qualidade, eternamente o melhor de todos os motivos para uma boa prosa, para um bom cafezinho. Vir a Santos, sem conhecer o Café Carioca, é como nunca saber da existência do mar. Salve, salve Café Carioca, ótimo motivo para andar de bonde, fazer novas amizades, caminhar por ruas, relembrar das conquistas, um livro de infinitas páginas, um pedacinho da história de toda uma região! Uma inspiração para outros Estados do Brasil. Café Carioca, que você sobreviva por mais décadas, mesmo diante dessa modernidade tão cheia de complexidades!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ALGUNS PONTOS III‏

 OS GRANDES ESCRITORES NÃO SÃO OS QUE ESCREVEM SOBRE HISTÓRIAS BASEADAS EM FATOS REAIS, NÃO SÃO OS QUE CONTAM FÁBULAS INSPIRADAS NO IMAGINÁRIO POPULAR, NÃO SÃO OS QUE ENFATIZAM BIOGRAFIAS. OS VERDADEIROS ESCRITORES SÃO OS MENTIROSOS, QUE FAZEM ALÉM DE TUDO ISSO. ELES TÊM INSPIRAÇÕES, CRIATIVIDADES E PODERES DE PERSUASÃO. SÃO OS ÚNICOS CAPAZES DE TER “PERSONALIDADE PRÓPRIA”. BASTA UMA SIMPLES VÍRGULA PARA QUE ESSE TRANSFORME TUDO EM EXCLAMAÇÃO, RETICÊNCIA E INTERROGAÇÃO, SEM JAMAIS PONTUAR SEUS FEITOS DE NARRADOR DE TRAGÉDIAS. TODO HOMEM É PILANTRA, POIS NENHUM DELES ASSUME JÁ TER NASCIDO MENTIROSO. COSTUME DIZER QUE O DINHEIRO É BEM MENOS IMPORTANTE DO QUE O CARTAZ. COM CARTAZ VOCÊ CONSEGUE STATUS, FAMA E DINHEIRO. MAS ALGUMAS PESSOAS INSISTEM EM QUERER GANHAR T UDO ISSO, TIRANDO PROVEITO DE SITUAÇÕES E BENEFÍCIOS ALHEIOS. EM MUITOS CASOS, USAM SUAS ARROGÂNCIAS PROFISSIONAIS, POR NÃO TEREM COMPETÊNCIA PARA SAIR DO LUGAR COMUM, E SE CONTENTAM COM A SIMPLES TRAGÉDIA ALHEIA. GANHAM UMAS MOEDINHAS E TUDO É SOMENTE ALEGRIA. Se em meu rol de amigos, alguém entende meus pensamentos escritos; minhas bandeiras da razão, do discernimento, da não precipitação nos julgamentos, da falta de habilidade nos fatos, em defesa da personalidade própria, sem que essa seja corrompida ou comprada, como sendo algo meramente pessoal, aconselho a leitura intensiva, mas não as fuxidantadas de fanfarras, já mastigadas e sem conteúdos. Mas se entre nós, não existir mal intencionistas, novelinânticos provincianistas, prometo, não deletarei um só sobrenome.

O HOMEM COMUM DA TERRA‏

O HOMEM COMUM DA TERRA - As fés monoteístas, (a crença que acredita na existência de apenas um só Deus, o Senhor supremo de tudo, o único) questionaria o homem atual da terra. O homem comum da terra não é santo, não é anjo, não opera milagres, não tem pensamentos puros, não sobrevive convicto, não respeita, não defende a natureza, por dinheiro e bens materiais, ele mata trucida, fica cego diante de seus próprios interesses. O homem comum da terra cria leis, que são desiguais para os menos afortunados. O homem comum da terra não é absolutamente nada, em nada vai se REVELANDO, sobretudo quando se transforma em algoz de sua própria espécie. Como eu também faço parte da mesma espécie de nada, me faço a mesma pergunta: Por que tenho de ser chamado de Senhor? Por que temos de chamar de Senhor, a espécie atual do homem da terra? Chamar o homem atual da terra de você, ainda é sacrifício, quase uma penitência. O respeito não está no título nobiliárquico, o que vale é o caráter, a educação e índole de cada um. Como posso chamar de Senhor, alguém que incita massacres, ou seus subordinados que cometem tais atos? Como posso chamar de Senhor, alguém em são consciência, que tira a vida de outro por razões banais?